top of page
FOLDER COLETANEAS - PROLAM 2021.png

Mães Cientistas na América Latina: Perspectivas e desafios na academia (prorrogado envio de resumos)

No largo curso da história, a problemática atinente a gênero sempre se faz latente, mas silenciosa e silenciada. Os espaços ocupados por mulheres, sobretudo na academia, sempre se mostraram mais restritos, especialmente quanto aos constrangimentos na atuação e recorrente desdenhamento profissional, ora potencializados por eventual gestação, ora pelo estigma quanto à responsabilização unilateral de tais mulheres em relação ao cuidado dispendido à família e à criação da prole. Na América Latina, esses espaços se tornam ainda mais limitados, face às exigências econômicas e à cultura social que tendem a reforçar o papel ‘doméstico’ da mulher. No ambiente acadêmico, a situação descrita se faz presente com maior ou menor afinco, o que resulta em tomadas de decisão mais severas: ou no adiamento da maternidade, ou na formação profissional – duas decisões vistas, socialmente, como excludentes entre si. Assim, tematizar a maternidade no âmbito universitário requer atenção a outras pontos, de igual pertinência, como a inserção da mulher (e mãe) na pesquisa científica. Todavia, na autoritária sociedade patriarcal latino-americana, as mulheres lidam secularmente com o preconceito de gênero, cuja situação torna-se mais crítica e alvo de desmerecimento quando se assume o papel da maternidade – um movimento crescente de maternofobia, de cujo debate a universidade deve assumir seu papel social em relação à discussão de temas relevantes tocantes à vida acadêmica, o que imprime certo estranhamento quando se percebe que esta abordagem é ausente ou está aquém das demandas postas: o dilema cotidiano de mães latino-americanas dedicadas à ciência.

 

O objetivo da obra MÃES CIENTISTAS NA AMÉRICA LATINA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NA ACADEMIA é, portanto, estimular a reflexão e a ação em prol de políticas que democratizem o espaço de gênero na academia, contribuindo, com o conjunto de investigações acadêmicas que serão parte da publicação, para reduzir essa lacuna no tocante à compreensão do tema. Adicionalmente, com a reunião de relatos de experiência associadas a reflexões teóricas, pesquisas acadêmicas e demais contribuições metodológicas focadas na proposta da coletânea do Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP, a presente proposta reforça o dialogismo social, aproximando os sujeitos da pesquisa – as mães cientistas na América Latina – dos leitores e sujeitos que poderão se sensibilizar com o tema e colocá-lo na pauta das discussões de políticas públicas.

 

Linhas temáticas das contribuições:

1. Políticas públicas de apoio à pesquisa e permanência estudantil a mulheres: implementação de programas e ações de políticas públicas, iniciativas de fomento ao cuidado e incentivo à permanência na universidade e outros.

 

2. Percalços e êxitos: narrativas sobre a maternidade antes e durante o período de formação acadêmica e inserção profissional, vivências da maternidade durante a docência e a pesquisa.

 

3. Pesquisas em desenvolvimento e/ou resultados no tema da maternidade na ciência e temas correlatos: o processo de fazer ciência na América Latina e os desafios e possibilidades do cuidado maternal, preconceito de gênero e maternidade na academia latino-americana.

 

Organizadores:

Prof. Dr. Júlio César Suzuki – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP).

 

Profa. Dra. Rita de Cássia Marques Lima de Castro - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

 

Profa. Ma. Alessandra Garcia Soares – Mestra em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

PRORROGADO

E-mail para envio dos trabalhos: ebookmaescientistas@gmail.com

Prazo de recepção: 22/03 resumos e 03/05 para o artigo

​

E-mail para submissão:

ebookmaescientistas@gmail.com

​

Diretrizes para autores (clique aqui).

​

bottom of page