top of page
FOLDER COLETANEAS - PROLAM 2021 (4).png

A precarização do trabalho e as crises dos modelos produtivos na América Latina no século XXI

A economia latino-americano e seu mercado de trabalho vem passando por mudanças profundas desde o início do século XXI. Para a primeira década, dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) mostram que essas transformações estão vinculadas a diversos fatores – externos e internos – como o declínio da desigualdade da renda familiar, redução da pobreza, a consolidação de estruturas macrofinanceiras mais sólidas, o aumento dos preços das matérias primas no mercado internacional e a crescente participação chinesa na região. Apesar de importante para a elevação do PIB nesses países, o “boom das commodities” não promoveu o desenvolvimento industrial, nem fortaleceu a capacidade desses Estados em promover outro modelo produtivo sustentável a longo prazo. Em contraste com a primeira década, na segunda, observa-se o fortalecimento do mercado em relação ao Estado. Com isto, identificou-se uma tendência de deslocamento das novas forças políticas governantes para o centro e para a direita neoliberal. Consequentemente, amplia-se a flexibilização da legislação trabalhista, o poder e liberdade das empresas transnacionais – com impactos no mercado de trabalho por meio de processos de subcontratação como o outsourcing e o offshoring. A região volta a experimentar o crescimento do desemprego e da precariedade, diminuição dos salários reais, aumento da desigualdade e profundas mudanças na legislação trabalhista e na previdência social, que em muitos casos representou um retrocesso histórico significativo. Posto isto, a obra A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E AS CRISES DOS MODELOS PRODUTIVOS NA AMÉRICA LATINA NO SÉCULO XXI” busca analisar a crise dos modelos de produção da região, assim como proporcionar uma reflexão interdisciplinar sobre o trabalho e as relações trabalhistas, por meio de uma perspectiva econômica e sociológica, no contexto atual de avanço de neoliberalismo, de crescimento das desigualdades, e de ascensão de regimes políticos democráticos, mas com caráter autoritários e populistas .

 

Linhas temáticas das contribuições:

1. Modelos de produção; exportação de commodities; processo de industrialização; reformas neoliberais; comércio exterior; Investimento Estrangeiro Direto (IED).

2. Desigualdade social; pobreza; exclusão social.

3. Desestruturação do trabalho; precariedade laboral; reforma trabalhista; crise sindical.

 

DIRETRIZES GERAIS:

O e-book será publicado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com previsão de publicação para março de 2021 e contará com ISBN e DOI.

 

Organizadores:

Prof. Dr. Júlio César Suzuki – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo

Gabriel Galdino – Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo

​

E-mail para submissão:

ebook.econolatinoamericana@gmail.com

​

Diretrizes para autores (clique aqui).

​

bottom of page