top of page
FOLDER_MUSEUS_mar2021.png

Museus latino-americanos nos tempos de comunicação virtual (prorrogado entrega de resumos)

Museus, mais do que preservar a memória, essas organizações vêm se reconstruindo ao longo do tempo, ampliando seu escopo e se tornando uma espécie de difusor de informação e espaço de reflexão de questões sociais contemporâneas. Cabe lembrar que, com o advento da sociedade da informação, constituída no século XX, encontrou-se um poderoso aliado nesse papel de difusor da informação que os museus vêm adotando: a tecnologia e sua disseminação em todos os estratos sociais, democratizando, de certa maneira, o acesso à informação. Nesse contexto, os museus de arte passam a adotar a tecnologia como aliada, criando as opções de acesso virtual a coleções que, sem essa oportunidade que a tecnologia traz, dificilmente alcançariam a grande parte da população. Adicionando-se ao uso da tecnologia como democratizadora de acesso, encontram-se nos museus várias preocupações de se aproximarem da sociedade, trazendo temáticas problematizadoras envolvendo, por exemplo, direitos humanos, desafios contemporâneos, críticas sociais. Pode-se destacar, por exemplo, a Declaração de Caracas, oriunda do XII Seminário Regional da UNESCO, em 1992, na qual se discute o papel dos museus na sociedade contemporânea e se pensa, inclusive, no museu do futuro. A questão da virtualidade faz-se mais premente, ainda, com o momento de pandemia, que leva a sociedade contemporânea a um confinamento involuntário e a, novamente, terem os museus de se reinventarem, trabalhando para manter sua divulgação cultural em um ambiente de limitações orçamentárias, de cortes de investimentos ou de redirecionamento de numerários públicos para outras áreas, consideradas prioritárias na atual situação pandêmica. Vale destacar, nesse cenário, iniciativas já longevas, como a do Museu Virtual de Artes – MUVA, que tem sua sede em Montevideo. Esse museu, criado em 1997, uma das primeiras experiências de museu com acesso virtual na América Latina, é representativo de um museu com capacidade de interação, trazendo a quem o acessa a possibilidade de obter conhecimento de forma ativa, como relembra Alicia Haber. Esse movimento de uso das tecnologias digitais para propiciar acesso às obras por meio virtual foi encabeçado, na América Latina, pelos museus de arte contemporânea. Atualmente, essa interação mediada pelas tecnologias tem possibilitado aos museus adotarem estratégias inovadoras e atraentes para públicos de todas as idades, como vem acontecendo com o uso de Tik Tok em museus tradicionais, conforme publicação no jornal El País de 18 out.2020, bem como tem ampliado o escopo de acesso a coleções tradicionais.

 

Com todas essas possibilidades que a virtualidade permite, e com os desafios estratégicos que se apresentam em termos orçamentários para a continuidade dos museus e para o próprio alcance de seus objetivos enquanto organização difusora de informação e espaço de construção de conhecimento, apresenta- se esta convocatória para publicação de artigos que abranjam as ações que estão adotando os museus latinoamericanos nos tempos de comunicação virtual, com as seguintes temáticas:

✓ Museus com acesso virtual: iniciativas na América Latina

✓ As temáticas abordadas pelos museus latino-americanos com acesso virtual

✓ Da passividade à interação nos museus com acesso virtual: a construção coletiva da cultura latinoamericana

✓ Políticas culturais para museus latino-americanos em tempos de restrições orçamentárias e de circulação

✓ Tecnologias digitais em museus latino-americanos: desafios e potencialidades

✓ A reconfiguração da obra de arte na América Latina com as novas configurações digitais

✓ Narrativa museológica latino-americana com a virtualidade: adaptação e ressignificação

 

Diretrizes Gerais:

O e-book será publicado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com previsão de publicação para março de 2021 e contará com ISBN e DOI. O modelo de formatação está disponível em documento anexado a este convite. De forma geral: os textos deverão ser estruturados conforme normas da ABNT (http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/459), seguindo-se o sistema autor-data. Evitar notas de rodapé, limitando-as somente a identificação do(s) autor(es) e a alguma explicação de conceito ou termo que seja essencial. Extensão do artigo: até 15 páginas, considerando o formato A4, com margens superior e inferior, direita e esquerda de 3 cm. Letra: Times New Roman tamanho 16 para o título, 16 para o texto. Espaçamento 1,5 para o texto e 1,0 para citações diretas de mais de três linhas; estas deverão seguir a formatação de recuo adicional de 4 cm da margem esquerda e tamanho de letra 14. Notas de rodapé: Times New Roman, tamanho 12.

 

Organizadores:

Prof. Dr. Júlio César Suzuki – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Rita de Cássia Marques Lima de Castro - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Profa. Dra. Lisbeth Rebollo Gonçalves – Escola de Comunicação e Artes e Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo

 

E-mail para envio dos trabalhos:

ebookmuseus@gmail.com

​

Prazo de recepção prorrogado:

- entrega dos resumos: 22 de março

- trabalhos finais: 03 de maio

​

Diretrizes para autores (clique aqui).

​

bottom of page