top of page
FOLDER_PLURALISMO_mar2021.png

Pluralismo jurídico e justiças indígenas (prorrogado)

Entendemos que o tema Pluralismo jurídico e justiças indígenas incorpora várias pesquisas interdisciplinares concluídas ou em curso na América Latina. Dessa maneira, dialoga com áreas como: o direito; a sociologia e a antropologia jurídicas; a história e os paradoxos dos direitos humanos. Para essa coletânea, serão bem-vindos artigos que abordem experiências de jurisdições indígenas, autonomias e sistemas normativos extra estatais, e/ou relações desses com processos políticos e de Estado (constituições, reformas judiciárias etc.). De maneira ampliada, também serão avaliados para publicação trabalhos nas áreas de sociologia, antropologia e filosofia jurídicas, como o direito alternativo e concepções críticas ao positivismo jurídico, com elementos de pesquisa empírica; sociologia dos tribunais; experiências de tribunais de consciência; análises de casos do sistema interamericano de direitos humanos. Será dada especial atenção a artigos que sejam resultados de pesquisas concluídas ou em curso em programas de pós-graduação interdisciplinares em países da América Latina, com exceção de trabalhos de importância conceitual e contextual mediante convite dos organizadores. Serão aceitos trabalhos nos idiomas português e espanhol, eventualmente podendo ser aceitas contribuições em francês e inglês.

 

Diretrizes Gerais:

O e-book será publicado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com previsão de publicação para março de 2021 e contará com ISBN e DOI. O modelo de formatação está disponível em documento anexado a este convite.

 

De forma geral: os textos deverão ser estruturados conforme normas da ABNT (http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/459), seguindo-se o sistema autor-data. Evitar notas de rodapé, limitando-as somente a identificação do(s) autor(es) e a alguma explicação de conceito ou termo que seja essencial. Extensão do artigo: até 15 páginas, considerando o formato A4, com margens superior e inferior, direita e esquerda de 3 cm. Letra: Times New Roman tamanho 16 para o título, 16 para o texto. Espaçamento 1,5 para o texto e 1,0 para citações diretas de mais de três linhas; estas deverão seguir a formatação de recuo adicional de 4 cm da margem esquerda e tamanho de letra 14. Notas de rodapé: Times New Roman, tamanho 12.

 

Organizadores:

Prof. Dr. Júlio César Suzuki – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Rita de Cássia Marques Lima de Castro - Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuárias da Universidade de São Paulo (FEA-USP)

Prof. Dr. Júlio da Silveira Moreira - Universidade Federal da Integração Latino-Americana - Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA/UNILA).

 

E-mail para envio dos trabalhos: ebookpluralismo@gmail.com

​

PRORROGADO:

Enviar título preliminar e resumo simples até 22 de março de 2021.

Envio do trabalho completo até 03 de maio de 2021.

​

Diretrizes para os/as autores (clique aqui).

bottom of page