top of page
Slide1.PNG

GÊNERO, SEXUALIDADE E IDENTIDADE NA AMÉRICA LATINA

Está aberta, entre os dias 01 de junho de 2021 e 20 de julho de 2021, a convocatória de textos para compor a coletânea intitulada Gênero, Sexualidade e Identidade na América Latina, que faz parte da iniciativa Coletâneas PROLAM 2021, uma série de e-books organizados por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP). A obra em questão tem previsão de publicação para o segundo semestre de 2021, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), contará com ISBN e DOI, e será disponibilizada gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/.

A última edição do mapa Leyes sobre Orientación Sexual en el Mundo, que considera leis que vão desde a criminalização de atos sexuais consensuais entre pessoas adultas de mesmo gênero até a proteção contra a discriminação com base na orientação sexual, de dezembro de 2020, da ILGA (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex Association), demonstra grande desigualdade de direitos entre os países latino-americanos. A última edição do relatório Mapeo Legal Trans, de setembro de 2020, apresenta uma América Latina ainda mais desigual, tanto nos direitos garantidos à população trans, quanto nos caminhos que esse debate tem tomado em cada um dos países latino-americanos. Diante desse cenário e dos números alarmantes da violência contra a população LGBTI+, cabe às ciências humanas refletir sobre as possibilidades de existência desses sujeitos, assim como sobre a estrutura de poder que define a identidade cisgênero heterossexual como sendo a norma a partir da qual as demais identidades são hierarquizadas e marginalizadas. A obra Gênero, Sexualidade e Identidade na América Latina, tem como objetivo contribuir com esse debate, tanto na dimensão teórico- acadêmica, quanto na dimensão do ativismo em suas diversas formas, incluindo suas manifestações culturais. Com uma perspectiva interdisciplinar e interseccional de gênero, raça, etnia e classe, abre-se esse convite para a publicação de reflexões teóricas, resultados de pesquisas acadêmicas e produção de narrativas sobre as questões identitárias da população LGBTI+ latino-americana.

Linhas temáticas:

1. Perspectivas teóricas sobre questões identitárias da população LGBTI+ latino- americana;

 

2. Contribuições à teoria queer latino-americana e o pensamento sexo dissidente;

 

3. Práticas e produções culturais que contribuem para a narrativa contemporânea da população LGBTI+ latino-americana.

 

4. Entre artes, narrativas e diversidades sexuais e de gênero: testemunhos e experiências latino-americanos

 

Organizadores:

● Prof. Dr. Júlio César Suzuki - Docente no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP)

● Prof. Me. Luiz Roberto de Almeida - Professor do Ensino Superior. Mestre e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM/USP).

DIRETRIZES GERAIS:

 

O e-book será publicado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), com previsão de publicação para setembro de 2021 e contará com ISBN e DOI.

Diretrizes para os/as autores (clique aqui).

Diretrizes Gerais:

Os trabalhos precisam ser enviados para o e-mail ebookidentidade@gmail.com até a data limite de 20 de julho de 2021. Após aprovação, o trabalho poderá ser devolvido para correções a serem efetuadas pelos autores no prazo máximo de 15 dias.

bottom of page