top of page
WhatsApp Image 2021-04-16 at 13.11.38.jp

Narrativas contemporâneas das mulheres latino-americanas: comunicação, práticas e produções culturais

As mulheres latino-americanas seguem nesse movimento de resistência às desigualdades decorrentes do secular sistema patriarcal. Deste modo, o debate e a reflexão sobre as relações de gênero, os feminismos plurais, bem com a produção cultural das mulheres latino-americanas, sejam a partir de suas dimensões teórico-acadêmicas ou do ativismo no interior do Estado, partidos políticos, ONG’s, entre outros espaços, são indispensáveis para compreender, ainda, opressões simultâneas de gênero, raça, etnia e classe, sobretudo quando se abordam as articulações políticas e práticas culturais de amefricanas e ameríndias, como expõe Lélia Gonzalez. A análise interseccional possibilita repensar sobre eixos de poder que tiveram forte influência sobre as mulheres desde o processo da colonização à contemporaneidade.  Neste sentido, a coletânea Narrativas contemporâneas das mulheres latino-americanas: comunicação, práticas e produções culturais visa possibilitar a construção de novas narrativas sobre as latino-americanas, sobretudo daquelas que estão em condição de maior desvantagem, ou seja, expostas a diferentes formas de violências e machismo, lesbofobia, transfobia e racismo - estrutural, institucional e comportamental. Por meio de reflexões filosóficas, sociológicas e interdisciplinares - em diálogo com as teorias de gênero -, pretende-se oferecer aos leitores a contribuição de pensadoras de diferentes perspectivas teóricas sobre a realidade das mulheres latino-americanas.  


Linhas temáticas
1. Relações de gênero e diferentes perspectivas teóricas, estudos culturais, estudos pós-coloniais e epistemologias do sul global
2. Mulheres latino-americanas, desigualdades, violências, imigração e exclusão social
3. Práticas e produção culturais, narrativas contemporâneas, mulheres latinas no poder, na política, na arte, na cultura e comunicação   


Organizadores: 
    Prof. Dr. Júlio César Suzuki - Docente no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP)
    Andréa Rosendo da Silva - Jornalista e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR)

 

E-mail para submissão:

ebookmulhereslatinoamericanas@gmail.com 

​

PRAZO PARA SUBMISSÃO PRORROGADO PARA 15 DE MAIO

​

Diretrizes para autores (clique aqui).

​

bottom of page